terça-feira, 6 de janeiro de 2026

683 - Prefácio do compêndio

PREFÁCIO

 

Os 50 textos deste compêndio são cópias dos artigos escritos por mim e publicados no jornal Tribuna de Minas, durante o período 2014/2025. Esclarecendo que mais de 650 textos foram publicados no Blog Cidadania JF (celsopereiralara.blogspot.com), e, a cada mês, um era encaminhado ao jornal.

Foi uma época em que os escândalos de corrupção dos governos petistas figuravam nos jornais nacionais e internacionais, e isso dava combustível para aqueles que gostariam de colocar por escrito toda a sua indignação a respeito da roubalheira escancarada do PT aos cofres públicos.

Não era preciso ser escritor ou jornalista para difundir suas ideias, seja por meio de redes sociais, blogs ou jornal impresso. Bastava escrever bem um pequeno texto, a respeito da situação política do momento, para que ele ganhasse visibilidade nas redes, considerando que os jornais impressos mediam as próprias palavras pela régua do governo, para não perderem verbas em concessões governamentais.

Tanto que ainda observamos a GloboNews TV apresentando um programa em que seus comentaristas revelam nitidamente defender o governo em qualquer situação. Passam pano diariamente nos casos de corrupção, em defesa dos petistas envolvidos. Mas quando era na época do governo Bolsonaro, qualquer que fosse o acontecimento, logo viraria assunto para várias semanas ou meses. Podemos citar os casos do “Açaí” e da “Baleia”, que viraram motivos de investigações, mas terminaram arquivados por falta de elementos ou provas de ilegalidades. Mais ridículo, impossível!

Tudo começou quando um amigo do condomínio onde moro sugeriu que eu fizesse um texto e enviasse ao jornal Tribuna de Minas, pois na opinião dele meu artigo seria aprovado e publicado. Ele afirmou porque já estava cansado de ler na coluna “Comentários” as minhas pequenas postagens, pois o espaço era limitado. E ele concordava com tudo o que eu escrevia. Dizia que havia clareza e conteúdo. Perguntei, então, se ele estava de brincadeira comigo, pois na coluna “Opinião” havia escritores, jornalistas, médicos, até cientistas, e qual a possibilidade de o meu texto ser aprovado e divulgado? Eu era um simples funcionário público aposentado, dando meus pitacos em meio às mais diversas personalidades!

E o meu primeiro texto foi divulgado, mesmo! O título: “Precisa-se de um presidente”. Agradeci a ele, e isso me rendeu confiança para escrever mensalmente um novo artigo.

Durante aquele período, meus textos receberam elogios vindos de várias autoridades, como Especialista de Trânsito, Procuradora do Estado, o que me proporcionou maior incentivo a continuar redigindo. Além de muitos amigos que me deram força nesse sentido.

Deixo aqui meus agradecimentos a todos que, de uma forma ou de outra, me apoiaram.

Os textos aqui apresentados não visam se identificar como um documento histórico, mas servem para mostrar o lado canalha dos presidentes petistas que destruíram o Brasil.

Espero que gostem.

Celso Pereira Lara

Dezembro2025


Nenhum comentário:

Postar um comentário