terça-feira, 11 de setembro de 2012

39-Para que serve a Garganta?


Para que serve a Garganta do Dilermando?        

Ao que parece, a Garganta do Dilermando só é lembrada no período de eleições. Não para as melhorias de que necessita, mas para outros interesses: colocação de enormes cartazes de candidatos em ambos os lados da via, até nas alturas do barranco. Para isso o patinho feio é lembrado, pois é um ótimo ponto que atende muito bem à prática de propagandas políticas.
E é justo nesse momento que as providências de capina, varrição e poda de árvores vão acontecer a todo vapor, para que o local esteja bem apresentável no início e no decorrer desse magistral evento de marketing político eleitoral.
Todavia, durante a noite, observa-se uma incoerência em relação aos posteamentos de luz ao longo da Avenida Rio Branco. O principal motivo é que no projeto de revitalização da avenida não estavam previstas intervenções na Garganta. Além disso, desde janeiro não houve atendimento às seguintes reivindicações: colocação de postes de luz na calçada oposta; reparo e prolongamento da canaleta do tanque; corte e poda de árvores e arbustos; e colocação de legenda “PARE” na curva em aclive da Paracatu.
Da mesma forma que na Garganta, o barranco na curva da Rua Irene Batista de Oliveira é um excelente local para exibição de outdoors. Entretanto, mesmo sofrendo desmoronamentos a cada chuva forte, desde julho 2011 a solicitação para contenção de barranco ainda não foi atendida. Talvez, a título de maquiagem, já que o clima é de fato apropriado, venha a acontecer uma intervenção providencial nessa área, com as mesmas finalidades aplicadas na Garganta, para que os candidatos possam esticar seus cartazes morro acima.  
Interessante mesmo é que alguns candidatos são os próprios que, quando ocupavam cargos públicos, nada fizeram pela melhoria desses locais, apesar das insistentes solicitações e publicações nos grandes jornais desta cidade.
Se para esses candidatos a propaganda de seus nomes parece suficiente para conquistar grande parte do eleitorado, para os eleitores esse recurso não convence mais. Não convence porque a oportunidade de se fazer alguma coisa já foi concedida nas eleições passadas. É tempo de renovação política.
Portanto, agora é a vez dos novos candidatos, com capacidade de oxigenar as políticas urbanas e sociais nesta cidade, com projetos verdadeiros, que de fato possam ser cumpridos e que atendam às expectativas da população. Espera-se do candidato eleito que possa haver canal de aproximação e diálogo, em respeito à população que o elegeu. Que possa haver respostas aos apelos do cidadão. Só isso. Não é necessário mega proposta de governo para convencer eleitores, mesmo porque todos já sabem que projetos assim nunca foram concluídos até o final do mandato, pois se revelam artifícios da extrapolação. Basta que seja um plano simples, totalmente com verdades.   
Celso Pereira Lara 
JF, 03 agosto 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário